image

07 de Julho de 2022

SAÚDE Domingo, 17 de Janeiro de 2021, 18:45 - A | A

Estilo de vida

20 razões para não abandonar os carboidratos

O pãozinho crocante do café da manhã, espaguete à carbonara, batata frita... que tragédia seria sacrificá-los! A boa notícia é que os carboidratos não são ruins para nós. Em nosso pedido de desculpas às massas e companhia, apresentamos 20 razões pelas quais você não deve cortar os carboidratos de sua dieta:

1: Tanto os açúcares quanto os amidos são tipos de carboidratos de que o corpo necessita para obter energia.

2: A fibra é outro tipo de carboidrato que, embora não forneça energia, é bom para a saúde intestinal e é muito importante para o corpo.

3: Os carboidratos, especialmente os de grãos inteiros, garantem uma sensação duradoura de saciedade. 

4: A combinação dos três tipos de carboidratos (açúcar, amido e fibra) mencionados ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e fornece energia.

5: A fibra ajuda a regular os níveis de colesterol e reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

6: A fibra dietética apoia uma boa funcionalidade intestinal e saúde.

7: A fibra probiótica (encontrada no trigo, centeio e banana, entre outros) estimula as bactérias "boas" no intestino, o que melhora nossa saúde geral.

8: Além disso, esse tipo de fibra também fortalece o sistema imunológico.

9: Na verdade, existem carboidratos prejudiciais. Estes podem ser encontrados, por exemplo, em grãos refinados ou açúcar, ou seja, principalmente em alimentos processados. A razão pela qual eles são prejudiciais é porque uma grande quantidade de fibra, bem como outros nutrientes essenciais, foi removida. O corpo os decompõe rapidamente na forma de glicose, o que leva a um aumento no nível de açúcar no sangue.

10: Abandonar totalmente os carboidratos não é uma coisa boa. É aconselhável reduzir o consumo de carboidratos processados e saber escolher os carboidratos certos. Por exemplo, grãos inteiros trazem inúmeros benefícios à saúde. 

11: Produtos de grãos inteiros fornecem ferro, vitaminas B, magnésio, selênio e outros nutrientes.

12: A vitamina B9, encontrada em produtos de grãos inteiros, é essencial para mulheres grávidas, pois evita o desenvolvimento de defeitos do tubo neural em bebês.

13: Os carboidratos das leguminosas reduzem o risco de diabetes tipo 2.

14: Comer legumes regularmente também pode ajudar você a perder peso, pois eles demoram muito para digerir e mantê-lo satisfeito por mais tempo.

15: Além de antioxidantes que neutralizam o envelhecimento celular, frutas e vegetais também contêm carboidratos.

16:  Uma dieta baixa em carboidratos pode ajudá-lo a perder peso, não porque os carboidratos sejam ruins em si, mas porque eliminar esses tipos de alimentos queimará menos calorias.

17: A eliminação completa dos carboidratos pode levar à cetose, uma doença metabólica em que as cetonas são formadas devido à falta de glicose, que é a principal fonte de energia do corpo.

18: A cetose e a falta de carboidratos podem causar fadiga, mau hálito, problemas de constipação, dores de cabeça, fome e desidratação.

 


Comente esta notícia