image

05 de Julho de 2022

CIDADES Segunda-feira, 23 de Maio de 2022, 13:14 - A | A

Retomada de perícia

Peritos do INSS anunciam fim da greve e atendimentos são retomados após quase 2 meses suspensos em MT

Governo federal disse que os médicos se comprometeram em repor os dias parados para reduzir a fila de perícias.

G1 MT

Reprodução

image

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram o fim da greve em reunião realizada na última sexta-feira (20). Os atendimentos que estavam suspensos há quase dois meses foram retomados nesta segunda-feira (23).

O governo federal informou que os médicos se comprometeram em repor os dias parados para reduzir a fila de perícias.

Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), a greve chegou ao fim após um acordo assinado entre o Ministério do Trabalho e Previdência e representantes da categoria.

O acordo prevê que cada perito poderá fazer até 12 atendimentos por dia.

Os médicos também pediam reajuste de 19,99% para repor perdas salariais dos últimos cinco anos, além da realização de um concurso público.

O agendamento das perícias já pode ser feito pelos pacientes por meio do número 135.

Protesto

Durante o período de suspensão das atividades, os servidores do INSS realizaram um protesto em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, para cobrar melhores condições de trabalho. A manifestação foi realizada em frente à unidade.

De acordo com os servidores, além das condições de trabalho, eles denunciam o sucateamento do órgão no estado e a não realização de concursos públicos.

Eles alegaram que, além de Várzea Grande, o prédio do INSS em Cuiabá está abandonado e que os elevadores não funcionam há meses, o que impede a população de ter acesso ao recurso.

 


Comente esta notícia