image

Terça-feira, 24 de Maio de 2022

AGRONEGÓCIO Quinta-feira, 05 de Maio de 2022, 15:12 - A | A

carne

Governo aprova importação de carne bovina do Canadá

Produtos de carne bovina canadenses tiveram aprovação para serem exportados para o Brasil pela primeira vez desde 2003; E agora, qual será o impacto na cadeia da carne bovina?

image

Canadá foi mais uma vez aprovado para exportar não apenas gado vivo, mas também produtos de carne bovina para o Brasil, que fechou as portas às exportações de carne bovina canadense depois que o Canadá confirmou um caso de BSE em 2003. As partes interessadas da indústria canadense indicaram que existem oportunidades de nicho para carne bovina canadense de alta qualidade e produtos de carne bovina no Brasil. Qual o impacto na cadeia de carne brasileira?

Com base no status de risco controlado de BSE do Canadá, o gado vivo foi aprovado para exportação para o Brasil desde julho de 2018, no entanto, não foi até que o Canadá obteve um status de risco insignificante pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para BSE em maio de 2021, que os produtos de carne bovina também foram adicionados à lista de aprovados para exportação.
Embora o objetivo fosse restaurar os mercados de exportação de carne bovina que foram perdidos em 2003, Cameron Newbigging, consultor sênior de relações com a mídia da Agricultura e Agroalimentar do Canadá, diz que também se trata de diversificar.

“A AAFC procurou como adotar uma abordagem mais deliberada para a diversificação, com um esforço mais focado, que pode se materializar em resultados tangíveis no curto prazo. A AAFC, em coordenação com a CFIA, Global Affairs Canada e outros parceiros, continua a trabalhar em opções e caminhos para apoiar as partes interessadas do setor a aproveitar novas oportunidades e diversificar os mercados.” Parece que a diversificação se baseia em grande parte na restauração dessas relações anteriormente perdidas, pois Newbigging afirma que seria um processo demorado negociar novo acesso com outro país para qualquer produto. Atualmente, no entanto, a AAFC e a CFIA estão trabalhando ativamente para obter ou recuperar o acesso de produtos cárneos a vários países ao redor do mundo, inclusive na América Latina e no Caribe. O relacionamento recém-restaurado verá um grande aumento nas exportações de gado e produtos bovinos, considerando que o Brasil já é um grande exportador de carne bovina? As partes interessadas da indústria canadense indicaram que existem oportunidades de nicho para carne bovina canadense de alta qualidade e produtos de carne bovina no Brasil, diz Newbigging.
O recente anúncio da CFIA não incluiu apenas a carne bovina. A CFIA afirmou que suínos e aves selecionadas também foram aprovados para exportação para o Brasil.

De acordo com os números mais recentes da AAFC, as exportações de carne suína superaram a carne bovina em quase meio bilhão de dólares.


Imprimir

Comentários